[Unranked] Dota 2 e a Era da Mobilidade

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

O International 5 acabou, foram duas semanas de partidas que pararam a comunidade em torno de um único assunto, mas isso não significa que esgotaram os temas a serem discutidos. Nessa Unranked trazemos um debate sobre a categoria de itens que esteve muito presente na competição e merece ser entendida a fundo: os itens de mobilidade.

Exato, estamos em uma era onde a Adaga de Translocação (Blink Dagger) é comprada múltiplas vezes no mesmo jogo e por personagens que não necessitam tanto dela como item principal. Diferente de heróis como Tidehunter ou Enigma, que optam pela mobilidades instantânea em prol do encaixe de suas habilidades, a Adaga apareceu nas mãos de Wynter Wyvern, Tuskar, Ember Spirit e até Broodmother.

ti01_gyro_lasthit

De uma forma parecida, a Sange & Yasha passou de um situacional, feito apenas por heróis específicos, para uma opção viável a muitos. Exemplo, foi a grande quantidade desse item em builds de GyrocopterBloodseeker e Razor. O leitor mais atento deve questionar o fato de todos esses heróis possuírem agilidade como atributo primário, ou seja, ideias para esse item. Porém, a questão que trespassa nossa analise não é a escolha do item, mas a prioridade de compra frente outras opções disponíveis. Em um metagame anterior, a Sange & Yasha seria facilmente substituída por Maelstrom ou até Cristális (Crystalys).

Talvez, o caso mais famoso seja o Cetro Divino de Eul (Eul’s Scepter of Divinity), que deixou de ser um item situacional de suporte e passou a ser uma escolha viável até mesmo para carregadores como Shadow Fiend e Lina. A combinação de movimento extra, regeneração de mana e desabilitação, faz o custo benefício desse item subir as alturas.

O tempo médio para compra de um Cetro durante o International 5 foi 21 minutos, Sange & Yasha aos 23 e Adaga aos 24, ou seja, a escolha de itens para fase intermediária do jogo é voltada a movimentação e posicionamento. E essa é apenas a ponta do iceberg, antes de sair comprando qualquer um desses itens, é preciso entender o motivo por trás do aumento da popularidade sobre a movimentação. Inicialmente, vamos analisar as mudanças ocorridas no metagame, para então entender o por quê da mobilidade ser a palavra chave do meta atual.


Movimentação antes da Versão 6.84

Na atualização 6.76 as Botas de Velocidade (Boots of Speed) tiveram o seu custo reduzido de $500 para $450 ouro e a sua velocidade de movimento caiu proporcionalmente. A partir dai, a velocidade de movimento de um herói tornou-se motivo adicional na hora do draft. Inclusive, o balanceamento alterou a velocidade de alguns heróis, como o Outworld Devourer, para compensar qualquer perda desnecessária.

Após a atualização 6.79, os suportes ganharam uma quantidade relativamente maior de ouro na divisão de assistências. Isso fez com que eles conseguissem comprar uma bota mais rápido. Ou seja, com a velocidade de movimento global reduzida, seria mais fácil para um suporte com bota se posicionar para aplicar os disables ou rotacionar em segurança.

move_lion_lasthit

A palavra chave é posicionamento. Um suporte bem posicionado numa teamfight pode fazer um mundo de diferença. Tidehunters à parte, suportes como Lion ou Crystal Maiden se beneficiam de um bom posicionamento, caso contrário são incapazes de usarem todas suas habilidades com o máximo de efetividade. O mesmo vale para qualquer outra função dos heróis: posicionamento para bater nos inimigos, ser curado pelo suporte, de escapar quando tudo der errado, etc.

Tendo tudo isso em mente e analisando as atualizações anteriores, observa-se que itens que garantem maior deslocamento vêm recebendo melhorias a cada nova versão. Assim, permitindo e exigindo dos jogadores um melhor posicionamento. Estar na hora certa e no lugar certo se tornou a prioridade do jogo.


Itens de Posicionamento e Deslocamento

Vamos analisar os principais itens de movimentação, para compreender seu funcionamento e retirar o máximo de seu potencial. Vale lembrar que não basta ter o item para garantir um bom posicionamento no mapa. Então, pratique o uso de cada um deles e pense nas necessidades do time antes de prioriza-los em sua escolha.

move_blink_lasthit

Adaga da Translocação é um grande exemplo da mudança nos padrões de movimentação. O item teve seu intervalo entre usos reduzido, não existindo mais custo de mana para a habilidade Traslocar.

Outra melhoria reduziu a penalidade por ataque sofrido, mesmo que um herói não recebesse dano de uma fonte externa, por conta de algumas habilidades como a Carapaça de Espinhos (Spiked Carapace) ou a Refração (Refraction), a Adaga entrava em um intervalo de uso de três segundo. Essa punição foi removida e heróis como Templar e Nyx Assassin podem fugir facilmente de situações de risco.

O contraponto as melhorias foi o custo em ouro. O item teve um aumento no valor, antes era $2150 e passou a ser $2250, mas pode ser considerado irrisório perto das vantagens que tem a oferecer.

move_euls_lasthit

Tendo esse cenário ao fundo, o item Cetro Divino de Eul passou a ter cada vez mais importância para heróis que tinham pouco ou nenhum disable, o que permitia, inclusive, o cancelamento do uso da Adaga da Translocação e do Pergaminho de TeletransporteAlém do ganho de velocidade de movimento, aquisição relativamente simples, o item consegue aplicar um ciclone que desabilita a unidade por alguns segundo. Essa habilidade favorece um melhor posicionamento e a possibilidade de maximizar uma habilidade ou sequência delas.

E falando em custo benefício, temos o nosso querido Cajado da Força (Force Staff). Simples e barato, o item é comprado normalmente por suportes, mas pode parar na mão de um Magnus que busca extrapolar o básico de sua movimentação. Apesar de não prover tanto bônus quanto a Sange & Yasha, esse é um item de utilidade que custa pouca mana e pode ser usado tanto em si mesmo quanto em aliados e inimigos.

Sua habilidade ativa, Força (Force), arremessa um alvo 600 unidades na direção em que ela está virada, sendo capaz de ultrapassar terrenos que não poderiam ser atravessados de formas convencionais. Esse macete pode ser utilizado tanto de forma defensiva, ajudando um aliado a fugir, como agressivamente, trazendo um inimigo para perto de seu time.

A parte agressiva conta justamente com aquela noção de posicionamento. Ao usar o Cajado da Força num inimigo desprevenido, você pode trazê-lo perto o suficiente do seu time para que ele seja atordoado e morto. É uma tática muito comum dos jogadores de Techies: quando um inimigo está destruindo suas Minas Terrestres (Land Mines) com uma Gema da Visão Verdadeira (Gem of True Sight), usa-se um Cajado da Força para lança-lo sobre as armadilhas.

Outro item é o Tambor da Resistência (Drums of Edurance), muitas vezes ignorado por jogadores mais inexperientes, mas que possui seu valor. O item garante um adicional de nove pontos para todos os atributos e mais três de dano. Além disso, possui uma aura que garante 5% de velocidade de movimento e 5% de velocidade de ataque.

Sua habilidade ativa, Resistência (Endurance), garante mais um bônus adicional de velocidade de ataque (20) e movimento (10%). Geralmente é uma boa pedida em diversos heróis como o Ember Spirit que precisa de mana e da velocidade, ou uma Crystal Maiden que precisa pontos de vida e movimentação.

Para muitos carregadores, a Sange & Yasha se tornou um item interessante por uma gama de motivos. Para início de conversa, na atualização 6.72, sua habilidade Corte Profundo (Greater Maim) deixou de ser um Modificador Único de Ataque (Unique Attack Modifier), fazendo com que sua compra não impedisse a compra de outros itens com essa característica.

Nos patches subsequentes até 6.80, Sange & Yasha só recebeu mais e mais melhorias, provendo um bônus razoável em atributos, dano, velocidade de ataque e movimento, tornando-a um item bastante compacto em questão de benefícios por slot do inventário. Com a velocidade de movimento extra (16% da velocidade do herói), o carregador não apenas pode se movimentar melhor nas lutas, mas enquanto farma e anda pelo mapa.

Um dos motivos de um Anti-Mage ser considerado forte em questão de farm é porque pode se movimentar rapidamente pelas trilhas e jungle com sua translocação. Isso permite que mate grupos de criaturas neutras em segurança, sendo ainda mais eficientemente com uma Fúria de Batalha (Battle Fury). O Gyrocopter, como carregador, precisa de atributos de movimentação semelhantes e uma  Sange & Yasha não apenas facilita matar as criaturas neutras com seu Canhão Antiaéreo (Flak Cannon), mas também amplia o fator movimentação e velocidade de ataque.

move_butter_lasthit

Borboleta (Butterfly) não é um item que aumenta a velocidade de movimento de forma passiva, mas, em atualizações recentes, ganhou uma habilidade ativa chamada Bater Asas (Flutter). Quando utilizada, a evasão oferecida pelo item (de 35%) é trocada por um bônus de velocidade de movimento (de 25%) por seis segundos. Esse subterfúgio pode ser útil em perseguições, escapatórias, ou até mesmo movimentação geral pelo mapa.


Considerações finais

Fizemos um belo apanhado de itens que garantem mobilidade (dentre outras coisas) e vimos porque se movimentar bem é um fator importante no jogo. Uma boa posição para usar habilidades, bater nos inimigos e receber ajuda de aliados é o coração de uma tática vencedora e característica de um bom jogador.

Existem itens mais viáveis para alguns personagens do que outros, mas no final há algo para todo mundo. E a parte importante é saber tirar vantagem deles e ter vantagem de posição sobre seu adversário. Seja colocando-se em um lugar melhor (via Adaga da Translocação) ou tirando ele daquele local (via Cajado da Força).

Todo jogador novato de Dota 2 (ou de MOBAs em geral) precisa desenvolver essa noção, que não é muito óbvia no início. Ser pego fora de posição é um erro que pode custar teamfights inteiras e que acontece até com jogadores profissionais. Se você acompanhou o International 5, deve ter visto (ou ficou sabendo) do Echo Slam de 6 milhões de dólares.

O que aconteceu naquela hora? Simples, o time todo da CDEC.Gaming estava lutando contra o Roshan na caverninha apertada. Enquanto a Evil Geniuses assistia de uma posição segura e favorável ao ataque. O Ancient Aparition e o Earthshaker, da Evil Geniuses não apenas combinaram suas habilidades, mas também tiraram vantagem da posição precária da CDEC.Gaming.

Ou seja, todos estavam próximos o bastante um dos outros para 1) ficarem sob o efeito do Vórtex de Gelo (Ice Vortex); 2) serem atingidos pela Explosão de Gelo (Ice Blast) e 3) serem afetados pela Batida Ecoante (Echo Slam) do Earthshaker, causando dano suficiente para matar quatro heróis de uma vez. Fatality.

Então fica a lição: aprenda a se posicionar durante o jogo e a usar itens que te permitam fazer isso de uma melhor forma. Ah, e não fique dentro da caverna do Roshan quando tem um Earthshaker e um Ancient Aparition no outro time. Um dia isso pode te custar alguns milhões de dólares.

 Boa sorte de bom jogo.

Pular para a barra de ferramentas