[Unranked] Precisamos falar sobre Mekansm

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Dota 2 possui uma extensiva lista de itens a serem adquiridos e uma das partes mais difíceis do jogo está em decidir o que comprar, quando comprar e com qual herói comprar. Essa é uma discussão longa, possivelmente sem fim. Afinal, cada partida é totalmente diferente da outra: os heróis mudam, serão outros jogadores, com distintas circunstâncias.

Até o próprio jogo muda com o tempo, graças às constantes atualizações e balanceamentos. Mas, mesmo com tantas variáveis, isso não quer dizer que a discussão não deva existir. Com ela que aprendemos mais sobre esse jogo, que honestamente, é difícil pra caramba.

Hoje, em específico, vamos refletir um pouquinho sobre Mekansm. Para quem não sabe, Mekansm (também conhecido só como “Mek”) é um item que custa 2300 de ouro, dá alguns status (+5 para Força, Inteligência, Agilidade e Armadura), possui uma aura de +4 de Regeneração de Vida, e uma habilidade chamada Recuperação (Restore), que recupera 250 de vida e dá um bônus de 2 pontos de Armadura num raio de 900 unidades.

MekansItem_LastHit

Devido às suas propriedades de cura, esse item é muitas vezes associado aos famosos suportes – e não é para menos, pois no geral os suportes se beneficiam dos status extras e da cura (e assim, aguentam mais tempo nas lutas). Porém, será mesmo que só esse tipo de herói deveria fazer Mekansm? Talvez, um carregador poderia se interessar no item? Um heróis de força que deseja mais resistência? Esse é um dos vários pontos que vamos discutir aqui. Quais as possibilidades de uso do Mekansm?

Mekansm e você

Com certeza virão pessoas com tochas e espetos, clamando meu nome e me chamando de noob por sugerir que um carregador faça Mekansm: “Por que fazer esse item? Mekans não é item de carregador, BKB sim!”. Bem, eu não discordo que Bastão Preto da Realeza (BKB – Black King Bar) é um item muito eficiente para a maioria dos carregadores no jogo, mas um jogador de Dota 2 precisa manter a mente aberta para novas builds.

No início do ano passado, ninguém fazia Máscara da Loucura (Mask of Madness) no Juggernaut. Hoje em dia é difícil achar um Juggernaut que não se aproveitado das propriedades deste item. São dessas ideias, aparentemente sem pé nem cabeça, que surgem builds novas e totalmente funcionais. Outro exemplo, já ligado ao item que motiva nosso texto, foi o uso do Makansm em um Shadow Fiend na partida do Team DK contra Vici Gaming. Vejam:

https://www.youtube.com/watch?v=F9zSB684Cq8

A capacidade de se libertar do pensamento premeditado é o que separa um jogador competente dos medíocres e por isso temos que questionar a ideia de que Mekansm (ou qualquer outro item) é um item “só de suporte/carregador/etc”. Então, já que extrapolamos a barreira do “item de suporte”, quando fazer (e não fazer) Mekansm? E com qual herói? Qual configuração de time?

Como já dito antes, Mekansm é um item valorizado pela sua capacidade de cura em área e bônus de status, deixando seu portador um pouco mais forte e resistente nas lutas. Se bem usado, um Mekansm pode mudar o rumo de uma teamfight. Como ninguém quer ser morto por adversários no Dota 2 (feeders intencionais à parte desse argumento), o Mekansm, em teoria, é um item bom para qualquer herói, Certo? Muita calma nessa hora. Esse argumento não quer dizer que todo mundo tem que comprar Mekansm. Vamos ao por quê.

Quando evitar Mekansm

Uma boa parte dos itens no Dota possuem um custo de mana para serem usados, e Mekansm não é diferente. A um ano atrás, sua habilidade ativa, Recuperação, custava 150 de mana. Quando lançaram o patch 6.82, em setembro, esse custo aumentou de 150 para 225 (50% do valor original).

Sendo assim, usar Mekansm custa muita mana. É quase o custo de um ultimate e nem todos os heróis possuem mana suficiente para sustentar o uso desse item junto com suas outras habilidades. Um exemplo básico é o Wraith King: embora a ideia do herói seja exatamente aguentar muita porrada para depois reviver e tomar mais dano ainda, o uso do Mekansm se torna inviável por conta do enorme custo de mana.

Possuindo uma Inteligência Base de 18 pontos no nível 1 e ganhando 1,6 pontos a cada nível subsequente, Mekansm irá torrar a mana do Wraith King pelo menos até o nível 15. Isso não é desejável, pois Reencarnação (Reincarnation) precisa de 160 de mana para ser ativar. Não adianta recuperar 250 de vida para depois ser incapaz de reviver.

Poderia ilustrar esse texto com diversos exemplos a mais (como o Sven, Lifestealer, etc.), mas acredito que o Wraith King ilustra bem a situação. Você deve evitar Mekansm quando o herói em questão tem pouca mana disponível e precisa dela para outras habilidades.

Há uma segunda questão que devemos levar em consideração. Quando estamos pensando em fazer Mekansm, o tempo da partida conta e muito. Assim como uma Mão de Midas, o ideal seria completá-lo dentro de um período do jogo, nesse caso antes dos 20 minutos da partida. Em situações mais realísticas — quer dizer, pessimistas —  ter ao menos 2/3 do item pronto em um curto período. O motivo é simples: na fase final do jogo, Mekansm perde boa parte da sua relevância. Os heróis já terão seus itens de luxo e estarão mais fortes que a recuperação pode dar conta. O impacto de uma cura e bônus de armadura em área diminui consideravelmente.

Gastar 2300 de ouro aos 20 minutos em um item que tem pouco impacto nas lutas é uma má ideia – com qualquer herói.

Outra situação onde não se deve fazer Mekansm é quando alguém no seu time já possui o item. Se isso ocorrer, não compre. Apenas não – sério! Para quem não sabe, as auras de Mekansm não acumulam (ou não dão stack, numa forma coloquial de se falar).

O mesmo vale para Recuperação, um mesmo herói não pode ser afetado por uma recuperação de vida seguida da outra num período de 25 segundos. Portanto, se você pretende fazer Mekansm, comunique-se com seu time e decidam quem é o melhor candidato para comprar. Essa regra também vale para itens feitos a partir de Mek, como a Guardian Greaves.

Assim, estabelecido quando NÃO fazer Mekansm, agora vamos à parte legal: quando fazer.

#VaiTerMekansmSim

Quem vos escreve tem algo a confessar: jogo muito de suporte. Meu melhor herói é a Rylai (Crystal Maiden) e também Disruptor, Lich, Oracle. Basicamente, gosto de complicar a vida do carregador adversário. Sendo assim, não tiro a culpa de quem achar a afirmação a seguir suspeita.

Mekansm, por motivos já explicados, é muito bom. Simplesmente não consigo imaginar um jogo onde não seria bom comprar o item (talvez em casos extremamente bizarros de partidas públicas onde todo mundo resolve ir com heróis carregadores e com inteligência baixa).

Essa confissão é relacionada à ideia discutida no início do texto de que Mekansm é item só de suporte. Embora discordar desse conceito (novamente, esse é um item que deixa qualquer um forte na fase de começo e meio da partida), é um fato que em grande parte do tempo Mekansm é feito pelos suportes, e isso tem um motivo: ele não é apenas um item de uso pessoal.

É diferente de um Dédalo (Deadalus), por exemplo, que só você vai tirar proveito dele. Mekansm é um item de time, o seu time todo se beneficia com a aura, com a cura em área e o bônus de armadura. É esse aspecto que leva ele a ser rotulado como “item de utilidade”.

E como o suporte, por definição, possui a tarefa (nada fácil, vamos entrar em acordo) de ajudar o time, faz mais sentido ele construir o Mekansm enquanto o carregador faz outro item. Com o item em mãos, um suporte sobrevive mais tempo nas lutas para usar suas habilidades, matar o carregador inimigo e salvar seus aliados. Além disso, a maioria dos suportes possui ganho alto de Inteligência, então eles terão mana suficiente para arcar com o custo de Restauração. E é por isso que Mekansm ficou com essa fama de “item de suporte”.

“Mas e quem não é suporte? Com quais heróis é uma boa fazer Mekansm?”

Como Mekansm é um item que aumenta sua sobrevivência, heróis que já são resistentes normalmente viram verdadeiros tanques de guerra com um Mekansm na fase inicial do jogo. O Abaddon, independente se estiver sendo levado como carregador ou suporte, é um herói feito para apanhar. Com Mekansm, ele fica ainda mais difícil de matar. Ao passo de que o time fica livre para lutar contra os adversários.

Já o Viper possui uma boa resistência a dano mágico. Com a capacidade de reduzir a velocidade de ataque de seus adversários, ele fica ainda mais forte com um os efeitos do Mekansm. Há outros heróis nessa lista que poderiam ser citados, como Razor, Meepo e Phoenix. Embora esses últimos não sejam tão resistentes, eles se beneficiam com o item por durarem mais nas lutas com ele em mãos, tornando-se mais fortes.

Enfim, esse texto foi feito com o objetivo de tornar clara a importância do Mekansm num jogo de Dota: quando é apropriado ou não construir um, e com quem é melhor fazer isso. Provavelmente tudo que foi dito aqui mude daqui a algum tempo graças aos novos patchs, mas o futuro é futuro. Agora é a hora de vocês tirarem proveito do que leram aqui e arrasarem nas próximas partidas!

Esse é um guia básico, no futuro traremos novas formas de uso, mudanças e possibilidades de aplicação.

Boa sorte e bom jogo!

Imagem de capa creditada à Vermilion Wlad.

Pular para a barra de ferramentas