[Unranked] A arte do teletransporte

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

As pessoas não dão o devido valor para o Pergaminho de Teletransporte. Assim como todo item do Dota 2, ele é extramamente importante para o seu jogo.

Pense assim: o mapa é grande e para vencer você precisa ter o máximo de controle sobre ele. Seja colocando sentinelas ou usando artifícios que podem fornecer visão além do alcance, você precisa ter noção aonde seu inimigo está para poder atacá-lo.

O pergaminho vai te ajudar a sempre estar presente nas horas de aperto. Se acontecer uma luta na trilha de baixo, você pode já naquele instante ir e tentar ajudar seus colegas. Para isso, é sempre necessário ter espaço em seu inventário caso qualquer coisa aconteça.

Isso se aplicar a qualquer tipo de herói. Uma vez conhecendo bem as habilidades de seu herói, você pode raciocinar rápido e tentar tirar o máximo de proveito daquela situação se teletransportando para a possível zona de conflito. Além disso, é sempre bom ter reflexos rápidos para tomar decisões em milésimos de segundos. Você pode morrer na trilha que está defendendo e assim que renascer pode já prontamente teletransportar para continuar defendendo o seu objetivo.

Essa estratégia, vamos colocar assim, é essencial e mesmo assim muita gente comete esse grande vacilo. Não importa se o cara joga há muito tempo, ele insiste em não comprar um TP.

Isso na verdade é um problema de gerenciamento de inventário – mas essa conversa a gente pode ter em uma outra ocasião. A questão aqui é: sempre que possível, compre um pergaminho, pelo amor de Zeus.

Eu vou ser sincero aqui. Várias vezes eu esqueço de comprar, mas venho me policiando e sempre que possível passo na side shop. Entendo quem não compra, mas isso não muda os fatos. Nem desculpa isso tem, já que no mundo pós patch 6.82 um TP custa apenas cem moedas de ouro. Tá barato pra caramba.

Até algumas semanas atrás eu pensava que essa minha observação só se aplicava aos jogos públicos e algumas partidas ranqueadas… Até que assisti o jogo da Team Secret contra a Cloud 9 pela Dota 2 Asia Championship.

Confira comigo no replay:

Claro que a falta de pergaminhos por parte da C9 é resultado de uma coleção de eventos. Para começar, tivemos o desentendimento entre quem pegaria a Égide do Imortal (Aegis of the Immortal), após conseguir dominar a área do Roshan da Team Secret. Isso resultou em Jacky ”EternaLEnVy” Mao, Pittner “bone7” Armand e Adrian “FATA-” Trinks, jogando seus itens na gruta para ter espaço no inventário.

bone7 pegou a Aegis e o Queijo. Isso não deveria acontecer, a aposta mais segura seria o Juggernaut do EE. Enquanto isso, Gustav “s4” Magnusson mata o entregador.

Esses eventos levaram a uma investida furiosa da C9, que não parou nenhum segundo para pensar que além dos três jogadores core de seu time, os dois suportes também não tinham nenhum pergaminho de sobra.

Isso abriu espaço para Artour “Arteezy” Babaev, que ao clicar em FATA- e EternaLEnVy, percebe que ambos não poderiam se teletransportar. Assim, ele correu para base e compra uma Bota de Teletransporte (Boots Of Travel). s4 já estava na trilha de cima, após ter matado o entregador.

Quando a C9 resolveu reagir, Kuro “KuroKy” Salehi Takhasomi de Visage usa os seus familiares para impedir por um segundo a volta do time trapalhão.

Foi uma bola de neve que causou o descontrole, mas isso poderia ter sido evitado caso tivessem dado uma importância maior para o teletransporte. Eu sempre fico desgraçado da cabeça quando transformam a casinha do pobre Roshan em uma grande lixeira, jogando os itens para ter espaço no inventário. Existe uma falta de administração dos itens que pode resultar no desastre mencionado acima.

Na altura do incidente, todos os jogadores tinham dinheiro o suficiente para comprar quantos pergaminhos quisessem. E essa é a regra não escrita: sempre tenha um TP consigo. Tá com dinheiro sobrando? Compra.

As vezes ele pode ser de grande utilidade para o seu time, nunca se sabe o que pode acontecer quando você a habilidade de se teletransporta em uma situação de aperto.

Também é bom pensar na estratégia do Arteezy: às vezes a situação pede uma Travel. A sua build pode estar boa o suficiente para considerar trocar a sua bota padrão e ela funciona muito bem com uma vasta gama de heróis.

Tinker, Naga Siren e Batrider são heróis em que é sempre bom considerar a bota como um item importante.

A arte de se materializar em outro lugar é ótima para realizar o split pushing, onde duas trilhas são carregadas ao mesmo tempo gerando problemas para o adversário. Essa técnica tem outra vertente que é chamada de rat dota que é puxar uma trilha, esperar o inimigo perceber e se teletransportar para outra trilha.

Existem diversas táticas que podem ser utilizadas apenas se teletransportando e devem ser consideradas até mesmo na hora de escolher um herói.

O pergaminho é um item bastante importante e pode te ajudar a sair de várias enrascadas. Então, vamos combinar o seguinte: tá com dinheiro sobrando? Compra um TP.

Imagem que ilustra o post veio do OnGamers

Sobre o Unranked
Unranked é a coluna de Ives Aguiar para jogadores iniciantes. Novatos. Noobs. 100% perdidos. Ruins que dói. Como um iniciante no Dota, Ives sente-se na obrigação de ajudar quem, como ele, sofre nas trincheiras das partidas públicas. Não precisa comendar.
Pular para a barra de ferramentas