[Unranked] Precisamos falar sobre Capa Cintilante

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Se algo memorável foi criado no patch 6.84, esse algo é a enorme quantidade de itens novos que foram adicionados ao jogo. Além de diversas mudanças interessantes aos itens já existentes, como os dois tipos de Sentinelas ocupando o mesmo espaço no inventário, o balanceamento de status e habilidades movimentou o metagame e as funções dos jogadores dentro de um time.

glimmer_itens_lasthit

Brasão Solar, Núcleo Octarina, e Grevas Guardiãs são alguns dos novos itens que apareceram nesse patch. Como era de se esperar, alguns se destacaram mais que outros e ganharam notoriedade na cena profissional. Um dos destaques é a Capa Cintilante (Glimmer Cape), item no qual a Unranked de hoje irá se debruçar e discutir.

Capa Cintilante, O que é?

Até o patch 6.83c, existiam quatro itens/buffs que permitiam um herói tornar-se invisível: o Amuleto das Sombras (Shadow Amulet), a Lâmina das Sombras (Shadow Blade) a Fumaça da Enganação (Smoke of Deceit) e a Runa de Invisibilidade (Invisibility Rune). Com a entrada da atualização, fomos introduzidos à Lâmina de Prata (Silver Edge) e, ao nosso assunto de hoje, a Capa Cintilante.

CapaCintilante

Capa Cintilante

A Capa é formada através da combinação de um Manto (Cloak) (550 de ouro) e um Amuleto das Sombras (1400), totalizando o custo de 1950 de ouro. O item acumula os benefícios de ambos componentes, garantindo 20 de velocidade de ataque extra e 20% de resistência a dano mágico.

Além disso, a Capa é capaz de prover invisibilidade através da habilidade ativa Cobertura Cintilante (Glimmer). Quando utilizada, pelo custo de 130 pontos de mana e 0.4 segundos de atraso, o aliado alvo – ou o próprio jogador – ficará invisível durante 5 segundos, ganhando um bônus resistência a dano mágico de 55% enquanto estiver sob esse efeito.

O intervalo entre usos é consideravelmente pequeno, sendo 16 segundos totais. Ou seja, uma utilização de sucesso pode ser feita a cada 11 segundos, descontando os 5 que você fica invisível.

Note-se que a Cobertura Cintilante é um buff continuo aplicado sobre alvo, enquanto estiver ativo, o herói continuará se tornando invisível independente de quebras de invisibilidade momentâneas. Como comparação, o efeito é semelhante a Sombra Lunar (Moonlight Shadow) da Mirana.

As vantagens de ser invisível

A Capa Cintilante é majoritariamente defensiva, o bônus de resistência à magia da Cobertura Cintilante é o maior dentro dos itens em jogo. Esse efeito ativo se prova eficaz contra heróis que abusam de habilidades com dano mágico, exemplo de Zeus ou Leshrac.

Ativar a invisibilidade não quebra canalizações e pode ser usada em aliados em uma distância razoavelmente grande de 900 unidades. Ou seja, uma Crystal Maiden que decide utilizar o Campo Congelante (Freezing Field), pode ativar a Capa durante o processo e ficar invisível aos olhos dos adversários sem interromper seu ultimate. Ela também pode receber o efeito de um aliado sem se preocupar com a continuidade.

Assim como a Torrente (Torrent) do Kunkka, o uso da Cobertura Cintilante não exige que seu herói vire-se para o alvo, garantindo uma forma de escape para aliados em apuros sem parar ou girar em direção aos inimigos.

A Capa Cintilante tornou-se um dos itens favoritos de suportes nessa nova atualização. Em ambiente competitivo o item foi comprado 1381 vezes contra 1451 Mekansm. Não é para menos, sua utilidade chega a assustar e bons utilizadores tem feito pequenos milagres em jogo.

Ativar a invisibilidade em aliados pode ser considerado seu grande diferencial, ainda mais por um custo de mana bem barato e uma tática razoavelmente fácil de fazer. O item era tão forte que já foi nerfado no patch 6.84b e meu sexto sentido arrisca dizer que ele tomará mais penalidades em um futuro próximo.

Porém, não é por ter uma natureza defensiva que o item não pode ser usado agressivamente. Em textos anteriores já falei como mobilidade e posicionamento são importantes no meio de uma briga de times, e uma invisibilidade de 5 segundos é o que pode garantir seu deslocamento seguro e usar suas habilidades desfrutando de uma posição melhor.

glimmer_cm_lasthit

Outra possibilidade é o uso da Cobertura Cintilante durante habilidades canalizadas. Quem não odeia estar jogando de Crystal Maiden e ser atordoado durante seu Campo Congelante (Freezing Field)? Ou durante a Sentinela da Morte (Death Ward) do Witch Doctor?

A Capa Cintilante resolve quase todos os seus problemas! Digo “quase” porque atordoamentos em área ainda te acertarão, então um Earthshaker esperto pode acabar com o meu seu sonho de Rampage com a Rylai.

Agora, se estamos falando de usos agressivos do item, onde os Carregadores e afins se encaixam nessa história? Como já dito, a Capa Cintilante foca majoritariamente em aspectos e jogadas defensivas e, embora possa ser usada de outras formas, existem outros itens que se adequam melhor a necessidade dos Carregadores.

A Lâmina das Sombras não apenas garante invisibilidade (por um custo de mana menor, no caso, 75), mas dá um bônus de 22 de dano e 30 de velocidade de ataque. Ainda pode servir para montar a Lâmina de Prata, que garante diversos outros benefícios para heróis, focando em distribuir dano através de ataques básicos. Discutiremos esse item melhor futuramente, mas deixo só um exemplo para ilustrar o que digo: a Lâmina de Prata mantém a habilidade passiva da Sange, Corte Leve (Lesser Maim).

Sem falar que, embora a Lâmina das Sombras possa ser usada durante canalizações, ela custa consideravelmente mais ouro que a Capa Cintilante e como Suportes tendem a ter menos dinheiro a preferência pela Capa se torna mais evidente.

glimmer_sb_lasthit

Agora, existem situações em que comprar a Capa Cintilante não é boa ideia?

Pois bem, claro que sim! Geralmente, o item perde sua utilidade a partir do momento que o time adversário investe pesado em itens de detecção. Por isso, evite comprar a capa quando o time adversário já estará se munindo de detecção antes mesmo de você fazê-la.

Isso ocorre, no geral, quando seu time possui heróis como o Bounty Hunter, Techies, ou qualquer outro fator que os force a comprar Sentinelas ou Gemas de detecção. Vale lembrar que o item pode ser desmontado e permite economizar dinheiro caso você decida seguir para outro caminho.

glimmer_veng_lasthit

Caso a Capa Cintilante não seja viável porque o time inimigo tem Sentinelas Reveladoras até no seu banheiro, calma que nem tudo está perdido. Itens como Cajado da Força (Force Staff) e o Cetro Fantasma (Ghost Scepter) podem servir como alternativas para escapar da morte nas mãos do Carregador inimigo. Caso o problema seja dano mágico, considere um Cachimbo da Introspecção (Pipe of Insight), o que pode ajudar a você e o time inteiro a sobreviver magias.

Converse com seu time e combine bem quem fará o quê. A presença de mais de uma Capa no jogo pode ser exagero, caso ninguém seja responsável por Mekansm, Sentinelas, Urna, etc.

Conclusão

Quem acompanhou o International 5 nesse ano deve ter visto muitas Capas Cintilantes durante os jogos. E não é para menos: vimos que é um item de baixo custo que beneficia a equipe inteira,  podendo ser efetivo de várias formas.

A Capa foi um dos itens novos que eu mesmo demorei um pouco para ver como podia ser útil e diferenciá-lo de uma Lâmina das Sombras. Espero que nesta Unranked tenha ficado clara a importância desse item, quando escolhê-lo e possíveis maneiras de utilizá-lo.

glimmer_Universe_lasthit

Mas na dúvida, faça como Saahil “UNiVeRsE” Arora e garanta uma Capa Cintilante para você.

Boa sorte e bom jogo a todos!

Pular para a barra de ferramentas