[Unranked] Precisamos Falar Sobre Magic Wand (Varinha Mágica)

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Era uma vez um jogador de Dota 2, que vivia feliz jogando de Oracle. Ele e sua equipe estavam empenhados em destruir a primeira torre da trilha de cima. Seguiam os creeps até chegar ao seu destino, para começar a descer pancada na estrutura como se fosse a última coisa que fariam na vida.

Tudo corria bem, até que de repente, o time inimigo surgiu de dentro do mato. O caos se instalou, com magias, atordoamentos, ultimates e muitas explosões. Seus colegas estavam mortos e Oracle estava com pouco menos da metade de sua vida.

mw_oracle_lasthit

MALDITA PA!

Ao perceber o estado crítico, começou a correr em direção à sua torre, mas logo se viu perseguido pela equipe inimiga. Phantom Assassin lançou sua Adaga Sufocante (Stifling Dagger) e aguardava a lentidão do adversário para emendar um Ataque Fantasma (Phantom Strike).

– Se aquilo me atingir, estou frito! pensou o jogador.

Ele tinha um Cajado da Força (Force Staff), mas faltava mana para usá-lo. Suas Botas Arcanas estavam entre intervalos de uso (cooldown).

Ah, se existisse mais algum objeto mágico que me desse mana… Pensou.

Acontece que tem e o ligeiro Oracle saiu vivo dessa situação. É caras, hoje vamos falar de como esse herói não se deu mal, vamos falar da Varinha Mágica (Magic Wand)!

Varinha Mágica: O que é?

midas_wand_lasthit

Primeiro de tudo, vamos estabelecer que existe o Graveto Mágico (Magic Stick) e a Varinha Mágica (Magic Wand). São dois itens diferentes mas relacionados, a Varinha Mágica é uma melhoria (upgrade) do Graveto Mágico. Portanto, quase tudo que for dito nesse texto é praticamente aplicável aos dois itens. Inclusive, ambos compartilham o mesmo intervalo entre usos (cooldown), não adianta carregar mais de um.

A Varinha Mágica custa no total 465 de ouro, garantindo um bônus passivo de quatro pontos na Força, Inteligência e Agilidade. É formada pelo Graveto Mágico, que custa 200 de ouro, dois Galhos de Ferro (Iron Branch), que custam 50 de ouro cada, e uma Tiara (Circlet) somando os últimos 185. Não há mais a necessidade de receita após a versão 6.84.

Embora esse bônus nos atributos seja útil, baseado no pequeno valor do item, a verdadeira utilidade da Varinha Mágica – e do Graveto também – vem da sua habilidade ativa: Carga Energética (Restore Energy).

Ela funciona da seguinte forma: A Varinha Mágica irá ganhar uma carga toda vez que um inimigo visível – incluindo unidades neutras – usar uma habilidade (skill) no raio de 1200 unidades. Essas cargas ficam acumuladas – no máximo de 10 para o Graveto e 17 para a Varinha – e, caso o jogador ative a habilidade Carga Energética, ganhará 15 de vida e mana por carga. Chegando a um máximo de 150 ou 255 de recuperação. 

Usos para uma Varinha Mágica

Lembra da historinha do Oracle no inicio do texto? Se ele não tivesse uma Varinha Mágica poderia ter morrido com restante do time. Usá-la depois da luta para escapar com seu Cajado da Força foi o subterfúgio e objeto da salvação. Mesmo que a regeneração dela não seja muita alta – até porque dificilmente você terá uma Varinha/Graveto com o máximo de cargas em todas as situações- , ela pode salvar vidas.

No meio de uma luta, você pode ativar a sua Varinha/Graveto para recuperar o dano recebido e evitar um golpe fatal do adversário. Axe e Necrophos são exemplos disso, poucos pontos de vida a mais e você escapa de uma Lâmina de Abate (Culling Blade) ou da Foice da Morte (Reaper’s Scythe).

E a Varinha/Graveto pode não apenas salvar vidas, como tirá-las. Está faltando 50 de mana para o sua habilidade com atordoamento (stun)? Use sua Varinha/Graveto e garanta que seu adversário não vai fugir.

Vamos ver isso na prática e rir um pouco também. No vídeo a seguir, temos uma Templar Assassin escapando da morte certa graças à uma Varinha Mágica, e de bônus ainda faz o outro time de bobo.

Sendo assim, a Varinha Mágica se torna um bom item de regeneração e status  no inicio do jogo. Os motivos são diversos, é barato, fácil de fazer e dá uma utilidade aos Galhos de Ferro, sem ter que vendê-los ou deixa-los pelo chão do mapa.

Varinha Mágica – Quando fazer (ou não)

Mesmo com o baixo custo e a facilidade para ser montada, a Varinha Mágica não chega a ser um item obrigatório como as Botas de Velocidade (Boots of Speed) mesmo útil para quase qualquer herói. Partindo deste principio, vamos pensar quais as situações onde é preferível a fazer outro item no lugar da Varinha Mágica.

Primeiramente, vamos olhar para o local mais famoso e, talvez, mais cobiçado nos jogos não ranqueados: a trilha do meio. Quem já tem um tempo de Dota sabe como é dinâmica desta posição. Os heróis disputam acertos e negações para acumular ouro e comprar uma Garrafa (Bottle) o mais rápido o possível. Depois disso, tendem a optar por fazer seus itens principais (core), e rotacionar pelo jogo ajudando o time.

Devia ter comprado a maldita Garrafa!

Como eles já possuem regeneração através das cargas do primeiro item, uma Varinha Mágica se torna dispensável. Se optar por ela, o herói na trilha do meio acaba na desvantagem, pois o adversário não usa tantas habilidades que valham a regeneração através das cargas.

Numa pegada semelhante, temos aqueles Carregadores que precisam de algum item específico rapidamente, como uma Fúria de Batalha para o Anti-Mage e o Ember Spirit, um Roubo de Vida (Life Steal) para Ursa ou até mesmo uma Mão de Midas para casos diversos. No caso do Meepo, a Varinha/Graveto só cura a unidade principal, perdendo bastante da utilidade, em seu lugar o jogador pode optar por um item mais caro, como o Mekansm.

ms_meepo1_lasthit

meeeeepwwww

Embora a cura da Varinha seja boa, ela pode acabar atrasando o farm do carregador. Em casos extremos, é preferível comprar apenas os Gravetos Mágicos e deixar por isso mesmo.

Dito isso, nos restam os suportes e eles sim, se beneficiam muito mais com uma Varinha/Graveto. Por motivos já explicados, mas vamos retoma-los, os heróis da posição 4 e 5 necessitam de mana extra para a as habilidade, vida para sobreviver as lutas e um sustento barato, que permita economizar ouro.

Nesse caso, uma Varinha/Graveto não será muito boa contra heróis cujas habilidades possuem um intervalo entre usos muito alto. O item precisa de cargas e se o time inimigo não for capaz de prove-las com regularidade, a Carga Energética terá sua eficiência bastante reduzida.

Pense em uma Phoenix: suas habilidades mais utilizadas no início do jogo tem intervalo de 35 segundos, em média. E ela, provavelmente, não irá utilizá-las constantemente pois o gasto extra de vida pode fragilizar o herói. Ao contrário de um Bristleback, que não apenas possuem habilidades de repetição rápida, mas também as utiliza constantemente no meio de um combate. Contra ele, a Varinha/Graveto se torna muito eficiente, ou quase obrigatória, no caso dos suportes.

Há outro ponto que considero um pouco óbvio, mas não custa nada dizer: Não façam a Varinha Mágica em estágios avançados de uma partida. Sua efetividade costuma durar até os 15 minutos de jogo, no máximo. Nessa etapa, 255 de vida e mana ainda fazem alguma diferença. Depois disso, todos os heróis já deverão estar mais fortes, tornando essa cura cada vez menos relevante numa luta.

Considerações Finais

Tenha sempre sua varinha na mão! Não, pera...

Tenha sempre sua varinha a mão! Não, pera…

A Varinha Mágica pode parece um item fraco à primeira vista, mas pode ser extremamente útil em diversos jogos. O bônus de atributos e a cura podem fazer a diferença no começo do jogo e pode salvar o time de um derrota numa primeira batalha.

Porém, isso não a torna obrigatória em nenhum herói. Muitas vezes uma Braçadeira (Bracelet) ou um Talismã Nulo (Null Tasliman) podem ser preferíveis. Esses itens citados podem se transformar em outros, como Tambor da Resistência (Drum of Endurance) ou Dagon, que serão mais úteis depois.

Antes de comprar uma Varinha/Graveto, leve em conta o time inimigo. Além de combinar as táticas com os heróis do seu time, seu estilo de jogo e com qual personagem foi escolhido momento.

Pessoalmente, você acha que a Varinha Mágica é um bom item? Sabe de alguma coisa que não foi dita aqui e considera relevante? Comentar e discuta abaixo! Nesta coluna, o objetivo principal é a construção de conhecimento sobre o nosso Dotinha, então sinta-se livre para opinar!

Boa sorte e bom jogo a todos!

Sobre o Unranked
Unranked é a coluna para jogadores iniciantes. Novatos. Noobs. 100% perdidos. A obrigação é de ajudar quem sofre nas trincheiras das partidas públicas. Não precisa comendar.
Pular para a barra de ferramentas