[Unranked] Precisamos Falar Sobre Mão de Midas

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Ouro é bom e todo mundo quer. Especialmente no Dota 2. Sem ouro não se compra itens, sem itens não se fica forte, sem ficar forte você perde. A lógica é mais simples e funcional do que parece.

Grande parte dos jogos são decididos pela diferença de patrimônio líquido (networth) criada entre os times. A importância do ouro e da experiência leva muitos jogadores olharem com carinho para itens que ampliam o potencial de farm, como Machado Supressor (Quelling Blade), Fúria de Batalha (Battle Fury) e a Mão de Midas (Hand of Midas). O último item citado, que tem seu nome em homenagem a um grande rei da mitologia grega, é o tema da nossa coluna de hoje.

 

Caras, precisamos falar sobre Mão de Midas.
midas_midas_lasthit

Mão de Midas

Para os recém iniciados no jogo, vamos tentar entender a mecânica deste item. Mão de Midas (Hand of Midas) custa 2050 de ouro, feito de Luvas do Ímpeto (Gloves of Haste) mais sua receita. Ela fornece um bônus de 30 de velocidade de ataque pela base das Luvas, além do efeito ativo Transmutar.

Essa habilidade deve ser usado em uma criatura inimiga ou neutra (creeps e neutral creeps), seu efeito elimina a unidade convertendo em 190 de ouro e 2,5 vezes o valor de experiência que o alvo daria em circunstâncias normais.

Com essas propriedades, a Midas parece ser um ótimo item para gerar ouro e experiência extra ao seu portador. Essa vantagem surge inicialmente como algo essencial a todos os heróis, mas será que realmente vale a pena comprar esse item? Há algum herói específico que se beneficia dela? Quando comprar? A frase “CM NOOB DE MIDAS, COMPRA WARD” tem alguma validade?

Vamos descobrir juntos.

 

Midas e Você

A primeira coisa que temos que ter consciência é: A Midas não é um item barato e a sua compra precisa ser bem pensada. Tome essa frase como nossa regra de ouro. Trocadilhos a parte, o item tem um custo de 2050, dos quais 1550 equivalem apenas a sua receita. Definitivamente um grande investimento para o jogo.

Se analisarmos a matemática em termos de ouro por tempo – em uma situação hipotética onde você sempre usa Transmutar quando ele sai do intervalo entre usos (cooldown) de 100 segundos – o ganho de ouro fará a Midas se pagar por volta 18 minutos depois de ser feita (Desconsiderando o ouro ganho por segundo e assumindo que você não venda o item antes disso).

2050 ouro / 190 ouro = 10,7 usos da Midas * 100 segundos = 1078,9 segundos / 60 segundos = 17,9 minutos.

Após esse tempo você começa, de fato, a lucrar com o item. Portanto, apesar da Midas ser um item acelerador de farm, ela não faz milagres e pode acabar atrasando sua construção de itens (item build). Embora um carregador precise de ouro e experiência, gastar 2050 em algo que pode acabar atrasando seus itens principais requer bastante reflexão.

Em um paralelo, esse valor é suficiente para obter uma Perseverança (Perseverance), que compõe a receita da Fúria de Batalha. Diferente de carregar apenas uma receita de Midas sem função, o anel garante 5 regeneração de vida e 150% de mana, podendo ser compartilhado com os aliados. Um sustento extra para time nas fases preliminares de uma partida.

Não obstante, lembre-se também que a Midas não garante muitos bônus em status, como citado, são apenas 30 de velocidade de ataque. O “apenas” não se refere ao valor em si, mas ao fato de haver um único bônus. Se compararmos Midas a outros itens aceleradores de ataque, como uma Máscara da Loucura (Mask of Madness) e Yasha, há uma desvantagem natural.

midas_momyasha1_lasthit

Yasha e Máscara da Loucura

A Máscara fornece um roubo de vida (life steal) como característica passiva, além disso a habilidade Fúria pode ser ativada, ampliando a velocidade de ataque em 100 pontos e de movimento em 17%.

Já a Yasha adiciona 16 de agilidade aos status do heróis, além de ampliar em 15 a velocidade de ataque e em 10% a movimentação. Os bônus de agilidade influem no aumento da armadura do heróis e, consequentemente, na redução de dano físico. Apesar de parecer mais modesta no status, essa espada tem uma grande vantagem, sua versatilidade. Yasha é base para dois itens diferentes Machado Ilusório (Manta Style) e Sange e Yasha (Sange and Yasha), ambos com outros atributos bônus acumulados aos já citados.

Então, com todos esses conceitos, números e condições em mente, quando vale a pena Midas? E quando ela deve ser evitada?

 

#ForaMidas – Quando não fazer

Em casos gerais e situações mais comuns, são os heróis carregadores (hero carry) que fazem Mão de Midas. Os motivos são aqueles já discutidos, aumento do patrimônio líquido, experiência e ouro. Porém, antes de decidir por esse item, é preciso olhar criticamente para as suas próprias habilidades no Dota 2 e fazer a seguinte pergunta: “Eu sou bom em farmar?”.

Se você tem dificuldade em acertar o último ataque nos creeps (last hit), acumular criaturas neutras (stack) e outras ações que envolvam juntar ouro e experiência em pouco tempo, a Midas só irá atrapalhar seu jogo. Você vai demorar para conseguir o item e, como consequência, todos os seus outros equipamentos. O custo passa a ser alto demais pelo tempo de recuperação do ouro gasto.

Portanto, é imprescindível que ela seja comprada o mais cedo o possível. O motivo disso é que quanto mais um carregador demora para conseguir a Midas, mais ele demora a completar seus itens principais (core). Quem dirá entrar no jogo para ajudar seu time. Desse modo, o consenso entre os jogadores é fazer a Midas antes dos 10 primeiros minutos de jogo. Se você não estiver perto de completa-la nesse tempo, o melhor é pegar o ouro guardado e investir em coisas mais importantes.

Aliás, aqui vai um aviso de utilidade pública: Fazer Midas antes dos 10 minutos não significa que você tem que sair da base apenas com as Luvas do Ímpeto (Gloves of Haste). Tangos, Bálsamos de Cura (Healing Salve), Galhos de Ferro (Iron Brench), são mais importantes e podem agilizar o processo.

midas_supp_lasthit

Suporte Máximo / Foi assim que o Shadow Shaman criou seu estilo / Saindo da base com 6 galhos

Não faça economia burra. Se você não conseguir farmar constantemente, tendo que voltar para a base de tempos em tempos, não possibilidade de fazer uma Midas antes dos 10 minutos. Bom senso ganha jogos, pense direito e não culpe os suportes por suas escolhas erradas.

Dito isso, é importante notar que existem heróis que não se beneficiam da Mão de Midas. Como o caso do Ember Spirit ou Anti-Mage. Embora eles precisem de patrimônio como qualquer outro carregador, o ideal seria optar por uma Fúria de Batalha. Esse item, além de acelerar o ganho, entra em sincronia com suas habilidades – Punhos Velozes (Sleight of Fist) Quebra de Mana (Mana Break) -, tornando-se mais importante que a Midas.

Outro exemplo, são heróis que precisam de uma Adaga de Translocação o mais cedo o possível, como Enigma, Sand King, Magnus e Earthshaker. O potencial de movimentação do item permite esses heróis se deslocarem durante as lutas para usar seu ultimate com maior sucesso.

Seguindo uma linha de pensamento similar, os suportes de posição 4 e 5 – salvo poucas exceções, como veremos daqui a pouco – também deveriam ficar longe da Mão de Midas. Esses heróis não possuem prioridade na farm, portanto um item que favorece essas características só atrasaria o jogo. Nesses casos, opte por fazer rapidamente um Mekansm, uma Urna da Sombras (Urn of Shadows) ou a Capa Cintilante (Glimmer Cape), que podem salvar vidas e assegurar o sucesso no combates em time (team fight).

Resumindo nosso tópico. Midas não é uma boa pedida se feita antes de algum item que seja essencial para o herói tornar-se eficiente no jogo. Principalmente, quando pensamos em um time orgânico que depende da colaboração de todos.

 

The Midas is coming – Quando Fazer

midas_furion1_lasthit

Midas? Eu ouvi alguém dizer Mão de Midas?

Já falamos no início desse texto sobre como Midas não é um item barato e além disso, sobre a demora para que ela se pague e comece a dar lucros em termos de ouro. Então porque fazer um item tão caro que vai demorar um bom tempo para trazer benefícios?

A resposta é simples: pontos de experiência.

Quando falamos Mão de Midas, quase instantaneamente, pensamos em ouro. Mas na verdade, o motivo pelo qual deveríamos fazer esse item é o bônus de experiência que ele proporciona, 2,5 vezes o valor de experiência que o alvo daria em circunstâncias normais.

Midas é o único item no jogo que modifica a experiência obtida quando matamos uma criatura inimiga ou neutra. O efeito do Transmutar é o fator que mantém esse item relevante, perto de uma Fúria da Batalha ou Maelstrom.

Se usarmos a habilidade em uma criatura neutra grande, como Sátiro Atormetador ou Urso Infernal Esmagador, ganharemos muito mais experiência do que se usássemos numa criatura pequena, como Sátiro Expulsor ou Lobo Gigante. O ouro o bônus de ouro é fixo nesses casos – sempre 190 moedinhas – e pode ser consegui de outras formas, já a experiência…

midas_camp_lasthit

Em outra conta rápida, o bônus de experiência adquirida na conversão de um Satyr Tormenter é de aproximadamente 300 pontos199 de experiência base * 2,5 -. Uma onda completa de creeps da linha gera por volta 283 pontos.

4 * 62 xp do creep corpo a corpo = 248 + 41 xp do creep de longo alcance = 289 de experiência no total.

Usada dessa forma, a Midas cria uma grande vantagem de experiência e níveis, que é sempre desejável a todos e muitas vezes necessária para alguns heróis específicos.

Para ilustrar bem essa ideia vamos destacar o Invoker, que é um dos heróis que mais precisa de níveis no jogo. Caso você esteja farmando bem, comprar uma Midas cedo pode ser excelente. Um Invoker com bastante níveis é um Invoker forte e feliz.

Aumentando os pontos no Quas, Wex e/ou Exort, o herói terá acesso a versões mais fortes de todas as suas habilidade, com diferentes graus de dano e efeitos. Isso permite rotacionar mais para matar os inimigos, versatilizar o escopo dos seus combos e sair correndo com Andar Fantasma (Ghost Walk) quando a coisa fica complicada.

Outro exemplo é o Wraith King, que precisa de níveis para seu ultimate. Ao chegar no nível 6, sua habilidade Reincaranação possui um intervalo entre usos de 260 segundos. No nível 11, ele cai para 160 segundos e no nível 16 para míseros 60 segundos. Uma Midas, acelerando seu ganho de experiências, ajudará a se tornar mais relevante nas lutas em menos tempo. Os níveis não apenas o farão mais forte, aumentando seus status e habilidade, mas diminuirá o intervalo de seu ultimate.

E, não são só os carregadores que podem fazer bom uso do experiência extra de uma Midas. O Ancient Aparition é um suporte que precisa de níveis para seu ultimate, Explosão de Gelo (Ice Blast), para ficar mais forte e desenvolver grande impacto no jogo.

Porém, a Aparition sofre com o fato de ser pouco resistente nas lutas. Seu posicionamento ideal é afastado do coração do conflito, usando habilidades e ganhando distancia para disparar o segundo efeito do ultimate, Liberar (Release). Esse fator pode privá-lo de experiência e ouro dos combates em time. Sendo assim, a Mão de Midas pode ser viável, colaborando com o patrimônio extra para fazer seu Cetro de Aghanim (Aghanim’s Scepter).

Lembrando, que fazer uma Midas em um suporte é uma decisão delicadas e deve ser bem conversada entre os membros de um time. A regra de ouro foi dita no tópico anterior e deve ser repetida como um mantra: Midas não é uma boa pedida antes de algum item que seja essencial para o herói tornar-se eficiente no jogo.

 

Para além do Farm: Estratégias com Mão de Midas

Uma coisa que não falei antes, mas acho bom comentar é o fato de Transmutar funcionar em unidades invocadas e criaturas neutras convertidas por habilidades como Persuasão Sagrada (Holy Persuasion), Encantar (Enchant)  Dominar (Dominate).

Portanto, quando estiver jogando contra um Chen, Enchantress ou herói possuidor de um Elmo do Dominador (Helm of the Dominator), use a Mão de Midas  como uma ferramenta de contra-ataque. Essa tática enfraquece o adversário em um momento crítico ou impedindo que use as criaturas neutras para farmar.

chen_is_amused_by_kamixaqui-d7t4pktMas espere, o importante é – depois de tudo que discutimos aqui – não tomar isso como uma regra e falar: “meu Zeus eles escolheram o Chen, todo mundo faz Midas“. Basta avaliar se a presença de um heróis citados no time adversário é um fator que motiva a construção de uma ou mais Mão de Midas.

Outra situação rara, mas que pode surgir é o uso da Midas em estágios finais de uma partida. Podemos dizer que há dois tipos de Midas: Aquela utilizada para multiplicar seu farm (95% dos casos) e uma outra para se recuperar-se no estágio final do jogo. Sim, eu sei que disse que você deveria desistir de fazer Midas depois dos 10 minutos, mas é exatamente por isso que esse caso é bem raro e bem situacional.

A lógica é bem simples. Depois de apanhar horrores até os 25 à 30 minutos de jogo, você faz uma Midas (como carregador ou semi-carregador) para recuperar todo o patrimônio que não obteve até aquele momento. Avaliar a necessidade dessa tática exige experiência. Eu não preciso dizer que isso pode ser um tiro saindo pela culatra.

Normalmente os jogadores optam por um item diferente no lugar da Midas, mas uma corrida por patrimônio líquido, entre você e o carregador adversário, pode ser compensada com uma Midas atrasada. Pense bem no que vai fazer se acabar numa situação dessas.

 

Considerações Finais

Posso definir Mão de Midas como um item situacional, onde você está apostando suas fichas em seu potencial levar o jogo a estágios mais avançados. Em quase todos os casos, esse item é um investimento que pode demorar a dar retorno e por isso é necessário uma boa noção de jogo e reflexão por parte do jogador que está pensando em fazê-la.

É preciso pensar que no meta atual, o foco do jogo está no começo e meio da partida. As batalhas mais importantes estão sendo travadas nesses períodos de tempo. Todo ouro e experiência ganho por um time é distribuído de forma a favorecer as ações conjuntas.

Muitas torres podem ser levadas antes mesmo que você perceba e chegue a uma quantidade razoável de itens. Uma Midas mal utilizada pode muito bem selar sua derrota.

Eu digo isso porque já estive lá e não entendia muito bem o impacto da minha decisão. Realmente espero que esse guia básico ajude a vocês a não cometerem o mesmo erro.

Boa sorte e bom jogo!

Agradecimento

318610_290543360955920_1037856716_n
Agradecimentos especiais ao meu amigo Lucas “Agente L” de Camargo, que entende bastante do assunto e me deu uma ajuda na parte teórica desse guia.

Pular para a barra de ferramentas