[Unranked] Precisamos falar sobre Brasão Solar

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Proteção é bom e todo mundo gosta, especialmente quando tem um Ursa vindo para cima de você. Felizmente no mundo de Dota 2 existem várias maneiras de se proteger dessas situações, e hoje, nesta Unranked, discutiremos um item que foi criado no primeiro semestre desse ano e que já arranjou lugar no coração de muitos jogadores, o Brasão Solar (Solar Crest).

Abra o shop e veja eu sou o Brasão Solar

Quem acompanhou o International 5 já deve ter visto o item em ação em alguns jogos. Eu mesmo já comentei em streams do nosso querido Eric “Overfeeder” Candido que o Brasão Solar é um item bem forte, e, agora, venho aqui mostrar o por quê. Mas pra esquentar, vamos primeiro falar do item em si.

O Brasão Solar é uma melhoria do nosso velho Medalhão da Coragem (Medallion of Courage), chegando com o Patch 6.84, pode ser obtido através da combinação do Medalhão com um Talismã da Evasão (Talisman of Evasion). Ele provém ao seu herói um bônus de 10 pontos de armadura, 75% de regeneração de mana e 30% de evasão. Fazendo uma comparação, o Medalhão oferecia apenas um bônus de 7 de armadura e 50% de regeneração de mana, também oferece uma habilidade ativa, Bravura, que possui dois efeitos diferentes, dependendo do alvo em que for usado: ele irá prover 7 de armadura para um aliado, ou reduzir a armadura de inimigos em 7 pontos; entretanto, o seu herói irá perder o bônus de armadura que o item dá quando usar esta habilidade.

Medalhao

Medalhão da Coragem

Brasão Solar vai além, possuindo uma habilidade extremamente semelhante, Brilho, que oferece um bônus/redução de dez pontos de armadura e, além disso, 25% de evasão/chance errar ataques (novamente, dependendo em qual alvo ele for usado, e seu herói irá perder o bônus de armadura e evasão no processo). Esse efeito dura sete segundos, com um tempo de recarga de sete segundos, ou seja, pode ser reaplicado logo quando sua duração expirar. Mana não é consumida na ativação dessa habilidade, e pode ser usada uma distância de 1000 unidades (ou seja, você pode estar relativamente seguro durante todo o processo).

Brasao Solar

Brasão Solar

Tudo muito bem, tudo muito bom, é um item forte, mas porque devemos comprar um Brasão Solar? Quando devemos? Com quem devemos?

Para onde tenha Brasão Solar, é para lá que eu vou

A natureza da habilidade do Brasão Solar, Brilho, é a de um efeito aplicável onde você sacrifica os atributos que o item te dá para então deixar um aliado mais forte ou um inimigo mais fraco. Sendo assim, em poucos casos se compra o item pensando no ganho próprio de atributos bônus (embora eles existam e sejam úteis). Esse é o tipo de item que chamamos de item de utilidade, cujo foco está na sua utilização em batalha em outros alvos.

Então quem compraria um Brasão Solar? O que primeiro vem a cabeça são os suportes. Embora seja um item poderoso, como já dito, não o compramos pelo ganho pessoal de seus atributos bônus; para um Carregador, existem outras opções de itens que dão bônus semelhantes e mais apropriados para alguém que irá focar em ataques diretos ao oponente, como a Borboleta (Butterfly), que dá evasão e armadura (através dos pontos ganhos em agilidade). Desse modo, o Brasão Solar é usado pelos Suportes para auxiliar nossos Carregadores em combate, e às vezes até ajudar outros colegas de time a sobreviverem ao que seria uma morte certa.

A compra de um Brasão não se limita apenas aos suportes, porém. Como já dito, os atributos bônus são uteis e podem beneficiar uma gama de heróis que brilham com sua habilidade de resistir a grandes quantidades de dano.

Não é novidade para ninguém que o Bristleback é um herói extremamente durável graças a seu kit de habilidades, e se tiver os itens certos torna-se muito difícil de ser morto. Um desses itens poderia muito bem ser o Brasão Solar, que entra em perfeita sincronia com o herói: a alta armadura e evasão extra reduz ainda mais o dano tomado por ataques, e Brilho pode ser usado para amplificar a armadura que um alvo perde ao bater de frente com Bristleback, aumentando o dano de seus ataques junto com a armadura reduzida através da Goma Nasal Viscosa (Viscous Nasal Goo).

O nosso querido Abaddon, ainda que um bom suporte, também pode preencher a tarefa de semi-carregador. Provavelmente você deve estar se lembrando daquele Abaddon do time inimigo que não morria nunca. Assim, como Bristleback, o Brasão Solar muito ajuda o Abaddon apanhar muito para depois bater mais de volta.

Outro exemplo notável é o Huskar; munido de dois ou três Brasões, um Elmo do Dominador (Helm of Dominator), e suas habilidades Sangue Furioso (Berserker’s Blood), que confere bônus de resistência à dano mágico, e Vitalidade Interior (Inner Vitality), que o cura rapidamente quanto mais baixo sua vida estiver, ou seja, torna-se um verdadeiro tanque de guerra. Isso, pois o resultado dessa equação é um Huskar que mesmo em vida baixa, não morrerá graças à alta armadura e a evasão dos Brasões, juntos a sua constante cura.

Mas ainda fica a pergunta, em quem usar o Brasão Solar?

Livre pra buscar lugar ao meu Brasão Solar

A pergunta parece complexa, mas não chega a tanto. Primeiro, temos que fazer alguns questionamentos: Contar quem estamos lutando? E contra quantos (seria essa uma luta de equipes ou um gank)? Quem está sendo focado?

No caso de você e sua equipe estarem fazendo um gank no inimigo, não resta dúvidas: use no inimigo e não nos seus aliados, e use no alvo prioritário a ser assassinado. Uma redução de dez pontos em armadura provoca uma morte rápida no meio-inicio de jogo, quanto mais cedo o Brasão for feito.

Claro, sempre há aquela hora infeliz que o seu time acaba sendo vítima de um gank; e aí temos duas possibilidades: usar no inimigo para que ele tenha 25% de chance de errar ataques, ou no seu aliado que está sendo focado para que ele tenha 25% de evasão. Se seu aliado está afastado e sendo focado, de modo que não tenha possibilidade que o inimigo mude de alvo, a melhor opção é fornecer o Brilho a ele. Caso contrário, talvez seja uma boa ideia usar Brilho no inimigo, pois não importa quem ele escolha atacar, sempre terá o 25% de chance de errar.

solar_use1_lasthit

Agora, se a briga se torna uma verdadeira luta entre equipes, temos que tomar um pouco mais de cuidado. Quem está em vantagem nessa luta? Seu time, ou o time adversário? Isso pode mudar totalmente o alvo certo para um Brilho. Caso seu Carregador esteja sendo cercado, use o Brasão nele para melhorar suas chances de sobrevivência e conseguir mais vítimas. No caso oposto, use no carregador inimigo para que ele tenha uma morte rápida. Vale lembrar que Brilho não é parado pela Esfera de Linken’s (Linken’s Sphere), mas não faz efeito em inimigos sob os efeitos do Bastão Preto da Realeza (Black King Bar).

solar_use2_lasthit

Finalmente, mas não menos importante, o Brasão Solar, assim como o Medalhão da Coragem, podem ser usados contra o Roshan. Essa já era uma prática comum entre jogadores de Lycan antes mesmo do Brasão ser criado, mas infelizmente no recente patch 6.85, essa tática foi bastante nerfada, pois o efeito tanto do Brasão quando o Medalhão no Roshan foram reduzidos pela metade.

Considerações Finais

O Brasão Solar é um item bem interessante por suas aplicações tanto defensivas quando ofensivas, tornando-se uma ferramenta poderosíssima nas mãos de um suporte ou um ganker competente. Dez pontos de armadura e 25% de evasão são atributos consideráveis que podem virar o rítmo de uma luta, tanto no ganho destes por um aliado quanto na perda desses por um inimigo. Esperamos que isso tenha ficado claro e, como sempre, que isso alimente uma boa discussão sobre o item em si. Não seja tímido e deixe suas opiniões sobre o Brasão Solar nos comentários!

Boa sorte e bom jogo a todos!

Pular para a barra de ferramentas