[Unranked] : Precisamos falar sobre Cota de Lâminas

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Você gosta de tomar relâmpagos do 20px-Zeus_icon Zeus na cara? Gosta de tomar tapas de uma 20px-Ursa_icon Ursa? Ou de tomar um golpe crítico da phantom_assassin_icon (1) Phantom Assassin? Não?!

Pois seus problemas acabaram (mais ou menos)! Conheça a blade_mail Cota de Lâminas (Blademail), trazida a você pelas Indústrias IceFrog. Todo esse dano pode nos matar em segundos, então porque não dar o troco na mesma moeda?

Custando 2200 moedas de ouro, a Cota de Lâminas possui uma habilidade chamada Retorno de Dano (Damage Return), fazendo com que todo o dano sofrido por você (após as devidas reduções) seja devolvido ao adversário como dano Puro (ou seja, irredutível), permanecendo ativa durante 4,5 segundos. E tudo isso com um baixo custo de 25 de mana e um intervalo entre usos de 15 segundos! Como se tudo isso já não bastasse, não é só isso, esse ainda provê atributos legais, como 6 de armadura, 10 pontos de inteligência e 22 de dano (32 para heróis de inteligência).

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Cota de Laminas já?

“Legal a propaganda, mas para quem eu compro Cota de Laminas? Quando? Contra quem?”

Como a Cota de Lâminas possui essa propriedade de retorno de dano, ela é ideal contra heróis que possuem a capacidade de causar muito dano rapidamente (e, no geral, possuem pouco HP). No início do texto falei de Zeus, Ursa e Phantom Assassin exatamente por esse motivo: o dano de suas habilidades é muito alto, mas se devolvido na mesma medida, pode se tornar fatal a eles mesmos.

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As possibilidades não param aí, porém. O retorno de dano também pode ser muito útil a heróis que muitas vezes se jogam no meio das linha inimigas como parte de sua estratégia. É um caso muito comum de heróis como 20px-Axe_icon Axe 20px-Clockwerk_icon Clockwrek.

O 16px-Berserker's_Call_icon Grito Furioso (Beserker’s Call) de Axe faz que ele seja atacado pelos inimigos, o que facilita a ativação de sua 16px-Counter_Helix_icon Contraespiral (Counter Helix), aumentando sua armadura e reduzindo o dano que ele toma. O perigo real, porém, mora em habilidades de alto dano dos inimigos, e uma Cota de Lâminas ajuda o Axe a refletir esse dano deixando mais inimigos prontos para a 16px-Culling_Blade_icon Lâmina de Abate (Culling Blade). No caso do Clockwerk, quando ele se prender com alguém nas 16px-Power_Cogs_icon Engrenagens Elétricas (Power Cogs), o retorno de dano desestimula o inimigo a revidar, podendo causar uma ou mais mortes. Vale lembrar que a Cota de Lâminas também fornece bônus de armadura, ajudando a mitigar o dano físico nesses embates.


Cota de Lâminas para quem?

Existem, porém, alguns casos onde a Cota de Lâminas não chega a ser um item muito desejado. Heróis de pouco HP máximo, no geral, evitam a compra do item. Mesmo que a intenção seja desencorajar que seu herói seja atacado, o retorno de dano se torna pequeno; o potencial do item não será aproveitado, pois e seu personagem provavelmente morrerá rapidamente (por não ter um HP alto) o que resultará em pouco dano retornado.

Algumas exceções a esse caso são o 20px-Bloodseeker_icon Bloodseeker e o  necrophos_icon (1) Necrophos. Bloodseeker possui sua habilidade 16px-Bloodrage_icon Fúria por Sangue (Bloodrage) que amplifica tanto o dano causado quanto recebido por uma unidade, e com a Cota de Lâminas esse dano amplificado é também refletido e auxilia Bloodseeker em suas emboscadas. Mesmo com pouco HP máximo, a cura provida por sua habilidade (Fúria de Sangue) compensa o dano que ele recebe durante as lutas.

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Necrophos segue uma linha de pensamento semelhante. A Cota de Lâminas possui sinergia com sua habilidade ultimate reaper_s_scythe_icon Foice da Morte (Reaper’s Scythe), pois o dano causado por ela é calculado com base no HP já perdido pelo alvo. Utilizando a Cota de Lâminas, Necrophos usa o dano do adversário contra ele mesmo, o auxiliando a atingir o limiar onde o seu ultimate causará a morte certa. Se bem sucedido, a dano sofrido por ele é recuperado com a regeneração fornecida pela passiva sadist_icon Sádico (Sadist).

Vale notar também que em questão de tempo, uma Cota de Lâminas vai perdendo sua efetividade ao longo do jogo, pois os inimigos começarão a adquirir e ativar o bkb Bastão Preto da Realeza (Black King Bar) que nulifica o dano da Cota de Lâminas. Os heróis em si também se tornam mais fortes e resilientes, ganhando mais pontos de HP, o que torna a Cota menos proveitosa; é muito mais fácil matar, por exemplo, uma Phanton Assassin ao nível 11 do que no nível 23 (já com vários itens) usando o retorno de dano. Mesmo que o dano da Phantom Assassin seja mais alto, a eficácia não é a mesma.


Outras observações e conclusão

Não tente combater fogo com fogo; em outras palavras, a sua Cota de Lâminas não irá refletir o dano que você recebe pela Cota de um inimigo. Isso é proposital, pois caso contrário iria gerar um loop infinito de dano.

Além disso, é preciso notar que o Retorno de Dano reflete o dano diretamente para a fonte dele. Isso significa que, por exemplo, o dano causado por um Golem do Warlock (Warlock’s Golem) será refletido para o próprio Golem, não para o Warlock, e isso acontece no caso de todas as unidades invocadas. Numa pegada similar, é inútil tentar refletir o dano das bombas do Techies ou a Sentinela da Morte (Death Ward) do Witch Doctor. O dano é causado pelas bombas e pela sentinela, não pelos seus respectivos heróis.

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Cota de Lâminas é um item antigo, mas ainda se prova bastante relevante em tempos de Capas Cintilantes (Glimmer Cape) e Brasões Solares (Solar Crest). Se usado na hora certa, pode virar lutas e emboscadas a seu favor, ou pelo menos garantir a sua sobrevivência evitando que o inimigo te ataque por alguns segundos. Espero que esse texto tenha deixado alguns aspectos sobre seu uso mais claros, e se você tiver alguma dica ou algum contraponto ao que foi dito aqui, não tenha medo de comentar!

Boa sorte e bom jogo a todos!


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