Weaver

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Sei não. Acho que Gregor Samsa, o herói do livro A Metamorfose de Franz Kafka, deve ter passado a madrugada inteira jogando com o Weaver, Deve ter feedado na mid e foi tão xingado pelos seus colegas de time que acabou ficando traumatizado.

Calma, Gregor. Nós estamos aqui para resolver seu problema. No guia de heróis do Last Hit. desta semana, iremos explicar direitinho o que você precisa fazer para jogar com essa baratinha e mandar bem nos pubs da vida.

…. o Weaver é uma barata, certo? Não? Formiga? Besouro? Bom, com certeza é um inseto.

FICHA TÉCNICA

  • Weaver é um carregador de agilidade extremamente escorregadio e difícil de matar. Com duas ótimas mecânicas de sobrevivência e duas habilidades que amplificam seu dano físico, Weaver pode ser devastador contra times que não conseguem ou sabem lidar com ele.
    Uma de suas maiores armas é a versatilidade. Capaz de funcionar bem em qualquer trilha e com diversas builds de itens, a barata/besouro/formiga pode dar trabalho nos mais variados tipos de jogo, contra a mais variada formação de times. Essa baratinha pode exercer diversas funções, seja avançar trilhas e derrubar torres, gankar, matar ou até mesmo criar espaço para o resto do seu time.

  • Shukuchii_GuiaWeaver_LastHit




    • Extremamente difícil de gankar ou matar. Consegue escapar mesmo das piores enrascadas.
    • Útil do começo ao fim da partida. Dá trabalho na fase de trilhas, ganka bem e carrega o time.
    • Bastante versátil e adaptável às mais variadas situações e estratégias.
    • Ótima mobilidade para perseguir, fugir e se iniciar as lutas na melhor posição possível.
    • Exige que o time adversário gaste recursos para matá-lo e cria espaço para sua equipe.
    • Bastante frágil, com pouquíssima e uma armadura abaixo da média.
    • Uma das piores progressões de atributos do jogo o torna dependente de itens.
    • Sofre mais do que o normal contra desativadores, silenciadores e nukers em geral.
    • Parde parte de sua vantagem se os inimigos investirem em Visão Verdadeira.
    • Dependente de um iniciador para brilhar de verdade no jogo.
  • “O tecido da criação necessita de cuidados constantes, para que não se reduza a trapos, pois quando se desfaz, leva mundos inteiros consigo. O trabalho dos Weavers é manter o tecido firme, reparando os pontos desgastados na malha da realidade. Os Weavers também defendem-no dos seres que roem e colocam os seus ovos em regiões mais desgastadas, cujos descendentes devoram um universo inteiro se os Weavers não estiverem atentos. Skitskurr era um mestre Weaver, encarregado de manter um pequeno trecho de criação bem tecido e inalterado. Mas o trabalho não o satisfazia o bastante. Incomodava-o que todo o trabalho original de criação estivesse no passado. O Loom tinha executado seu trabalho e seguiu em frente.
    Ele queria criar em vez de simplesmente manter – queria tecer mundos idealizados por ele. Começou fazendo pequenas alterações no seu domínio, mas a excitação da criação provou-se viciante, e as suas ações tornaram-se ainda mais ousadas, em direção oposta ao padrão tecido por Loom. Então vieram os guardiões com as suas tesouras, e o mundo do Weaver foi removido, cortado da tapeçaria cósmica, a qual foi tecida novamente sem ele. Agora Skitskurr estava sozinho, afastado do seu povo, uma situação que teria atormentado qualquer outro Weaver. Mas Skitskurr alegrou-se, pois agora era livre: livre para criar para si e começar do zero. As matérias-primas de que precisava para tecer uma nova realidade estavam à sua volta. Tudo o que ele tinha de fazer era romper das costuras este velho mundo.
FICHA TÉCNICA

FUNÇÃO E ESTRATÉGIA

Há poucos carregadores tão versáteis quanto o Weaver, e para usar bem esse herói você precisa aprender a se aproveitar dessa versatilidade. Você tem muitas escolhas e decisões a fazer quando decide jogar de Weaver, a começar por qual trilha deve seguir no começo da partida.

A formiga dá conta de qualquer uma das trilhas numa boa. Eu particularmente gosto de usá-lo como um offlaner agressivo e chato que dá um belo trabalho para o carregador do time adversário, mas ele também é ótimo na trilha do meio graças a sua mobilidade acima da média, grande potencial de agressão e facilidade para acertar last hits e negar. Acha difícil acertar last hits com o Weaver? Jogue de Drow Ranger e depois conversamos.

Na trilha segura, sob os cuidados de um suporte, você pode curtir a vida boa e ficar rico rapidamente, Além disso, em conjunto com qualquer desativador, você tem grandes chances de derramar o primeiro sangue da partida contra um inimigo muito saidinho.

Quando a fase de trilhas acaba é que começa o verdadeiro desafio do Weaver: descobrir qual o seu papel de verdade no time. Muitas vezes, você vai ser o carregador principal, e para isso precisa focar em seu farm para conseguir itens de dano e quem sabe um item ou outro de sobrevivência. Mas nem sempre os papéis vão estar tão bem definidos, e pode ser que você acabe se tornando uma ferramenta de criação de espaço para sua equipe, ou um split pusher dos mais ratões.

Não tem problema algum você acabar nessas funções de menos “brilho” (até porque isso é uma bela duma besteira). O Weaver, se necessário e com os itens corretos, pode avançar lanes numa velocidade incrível e sumir antes que seus inimigos possam reagir. Ele consegue também passear pelo mapa com uma escolta, matando alvos importantes do time adversário e fazendo com que seus inimigos gastem tempo e recursos para eliminá-lo. Space created, já diria o poeta.

Não importa qual seja seu papel, lembre-se que para o time adversário o Weaver sempre é uma praga e uma dor de cabeça. Trabalhe com isso. Abuse de cada centímetro de espaço que seus adversários cederem e force que eles reajam a você. Se faça presente o tempo todo  e seja uma ameaça constante para os inimigos. Se não for matando eles, que seja derrubando aquela torre do outro lado do mapa enquanto eles estão te caçando no meio do mato do seu time.

HABILIDADES

O dano que O Enxame causa é negligenciável na maioria dos casos, exceto quando você está usando a habilidade para acertar um inimigo quase sem vida ou acelerar o farm de creeps – e você não deveria estar usando essa habilidade em nenhum dos dois casos. O Enxame serve, principalmente, como ferramenta de visão e iniciação para os combates. Se você acertar seus adversários antes da treta, garante que suas armaduras estarão baixas quando você começar a bater. E isso é sempre bom.

Também vale a pena usar O Enxame para afugentar inimigos e atrasar o avanço de uma trilha. Os creeps param onde estiverem para lidar com os insetinhos, e os inimigos precisam parar para fazer o mesmo ou arriscam ficar sem armadura na hora do duelo.

A marca registrada do Weaver, e sua principal arma ao longo de todo o jogo. Shukuchi é considerado por algumas pessoas uma das melhores habilidades de Dota 2, graças ao seu intervalo entre usos mínimo e a imensa mobilidade que ela oferece para o herói. Use essa habilidade para tudo, sem medo de ser feliz.

Durante a fase de trilhas, ela é uma ótima maneira de acertar alguns last hits e se posicionar melhor caso sofra uma agressão (ou para agredir mesmo). Depois, você pode usar Shukuchi para gankar, evitar ser gankado, se posicionar melhor em uma teamfight, fugir de uma teamfight, perseguir inimigos, fugir de inimigos e espiar o caminho para seu time. É um canivete suíço em forma de habilidade.

Não se esqueça que o dano do shukuchi acerta inimigos invisíveis, mas não acerta inimigos imunes a magia. O importante é você nunca – NUNCA – ficar sem mana para usar essa skill. Tire 60 pontos de sua mana total e finja que eles não existem até que aconteça uma emergência.

O Ataque Germinante permite que Weaver possa se preocupar menos com velocidade de ataque e mais com dano. Com um projétil extra a cada 3 segundos, você praticamente dobra o seu potencial de dano.

Vale notar que qualquer efeito de itens ou de Modificadores de Ataque Únicos afetam ambos os projéteis de Ataque Germinante. Isso quer dizer que você tem uma chance de causar dano crítico duas vezes e pode roubar vida duas vezes com um único ataque.

Lapso temporal é uma coisa linda de se ver (pelo menos para você, seus inimigos não vão gostar tanto assim) quando usado da maneira correta. O problema é que, para cada maneira correta de usar esse ultimate, há umas 10 maneiras bem erradas e bem feias de desperdiçá-lo.

A regra bárica é: vai morrer? aperte R feito um desesperado. Essa regra funciona muito bem até o time inimigo decidir que só vai te matar com silenciamentos e fazer três Orquídeas Malevolentes para te pegar. Aí, meu amigo, você precisa começar a prever quando usar o Lapso Temporal. Geralmente, isso não acontece e você acaba morrendo de boquinha fechada, sem nunca ter tido a oportunidade de usar o ultimate.

Treine desconfiança e exerça um tantinho de covardia. O tempo de intervalo dessa habilidade no último nível é baixo, e ela não custa nada de mana. Se sentir o mais sutil cheirinho de treta chegando para te pegar, use o lapso para se reposicionar rapidamente e emende com o Shukuchi para fugir. O mesmo vale caso algum inimigo usar efeitos negativos ou Areia da Revelação em você.

Tente criar dois hábitos quando jogar de Weaver para usar melhor seu ultimate: contar até 5 mentalmente e manter-se constantemente em movimento. Movimento precisos e diretos na direção de seus objetivos, é claro. Ficar dando voltas no mesmo lugar não vai te ajudar muito quando você usar o Lapso para escapar de uma treta.

ITENS

O Weaver é um dos carregadores com maior maleabilidade de builds do jogo. Dependendo da situação, ele pode mudar um pouco sua progressão de itens para atrapalhar a estratégia dos adversários enquanto beneficia o o próprio time. Nós vamos apresentar algumas builds básicas aqui, mas vai depender de você pensar qual é a melhor resposta para a situação em que está atualmente.

BÁSICOS

Apesar de ser bem versátil, a base para qualquer Weaver é praticamente a mesma em todos os jogos que você vai jogar. Uma Garrafa (Bottle) garante que você não vai ficar sem mana para usar suas habilidades, algo absolutamente essencial no início da partida, e pode ajudar mais ainda com algumas runas. Como Weaver é extremamente ágil, controlar as runas não deve ser um problema caso você esteja na trilha do meio ou na trilha difícil.

A bota, em 90% dos casos, deve ser um par de Coturnos do Poder (Power Threads). Esse item tem uma boa sinergia com a baratinha, podendo alterar seu atributo primário para se adaptar às mais diversas situações. Força te dá mais vida, Agilidade te dá mais dano e Inteligência, mais mana. Termine a base de Weaver com um Anel de Áquila (Ring of Aquilla), para melhorar sua armadura e aumentar um tanto seu dano e regeneração de mana.

ITENS OFENSIVOS

Caso queira partir para a porrada e machucar seus inimigos, o seu primeiro item deve ser uma Desoladora (Desolator). A redução de armadura que esse item fornece combina bem com sua habilidade O Enxame, deixando os inimigos bastante vulneráveis à dano físico.

Para se aproveitar dessa vulnerabilidade, nada melhor do que um Dédalo (Daedalus). O dano crítico vai causar estragos quando os inimigos estão com a armadura reduzida, e você tem uma pequena chance de que ambos os projéteis de seu Ataque Germinante causem o dano extra.

Termine com um MKB. Além de ter chance em dobro de causar o mini-atordoamento graças ao ataque germinante, esse item aumenta muito seu potencial de dano e acaba com a alegria de qualquer carregador que ousar depender de evasão para sobreviver.

ITENS DEFENSIVOS

Se o jogo não estiver tão fácil assim e sobreviver ficar difícil, é bom você partir para itens de sobrevivência. Comece com a Esfera de Linken (Linken’s Sphere), que é tão boa nesse herói que muitas vezes é tratada como item básico. Se o inimigo tem muitas habilidades de alvo único, esse item pode ser a diferença entre você poder ou não usar seu combo do Lapso Temporal + Shukuchi.

Se a treta está sendo dano físico mesmo, nada melhor que um Coração do Tarrasque (Heart of the Tarrasque). Weaver tem muito pouco HP efetivo ao longo de todo jogo, e esse coraçãozinho ajuda o herói a resolver esse problema de uma vez por todas.

Continua morrendo? Os inimigos tem muitas habilidades em área? Então é hora de apelar para o BKB. Com ele, fica fácil entrar em uma treta, arrebentar a fuça de todo mundo e fugir com segurança assim que as coisas ficarem feias.

ERROS COMUNS

  • Tratar invisibilidade como imortalidade

    Jogadores de Riki, Nyx, Bounty Hunter… todos têm algo em comum: eles acham que, se não estão sendo vistos, não precisam ter medo de nada. Com a Weaver esse erro também é comum, mas mais repreensível do que em qualquer outro herói, porque o tempo de duração do Shukuchi é baixo a maior vantagem dessa habilidade é a velocidade extra de movimento, e não a invisibilidade por si só.

  • Não se adaptar ao jogo

    Se você tem preguiça de pensar, não jogue de Weaver. Uma das grandes vantagens desse herói é sua capacidade de prever seus inimigos e surpreendê-los fazendo exatamente o oposto do que eles esperavam do herói, sem reduzir o impacto da baratinha do jogo por conta disso. Seja imprevisível, adapte-se e não caia na roubada de fazer sempre a mesma build.

  • Não se posicionar de maneira adequada

    Com muitos heróis, há uma série de desculpas que podemos dar para uma posicionamento ruim que acaba fazendo nossa equipe falhar em um gank ou perder uma luta. O Weaver não é um desses heróis. Ele tem algumas das melhores ferramentas de reposicionamento do jogo, e deve aproveitá-las ao máximo para ser bem sucedido.

  • Ficar sem mana para o Shukuchi

    Se você, por qualquer motivo que não seja um Anti-Mage ou outro herói com Lâmina Difusora (Diffusal Blade) te batendo, ficar sem 60 de manda para usar um Shukuchi, você está fazendo tudo errado. Vá se dar uns tapas na frente do espelho e tente novamente.

  • Gastar o Lapso Temporal com besteira

    Uma coisa é você usar o Lapso Temporal porque sentiu a ameaça de um gank. Outra, totalmente diferente, é você usar o Lapso Temportal assim que revive para voltar ao outro lado do mapa porque tem preguiça de usar um TP e dar dois Shukuchis. Não seja esse cara, por favor.

SINERGIAS

O Weaver funciona muito bem com uma bela quantidade de parceiros, mas tem três grupos que ele ama de paixão. Desabilitadores, Iniciadores e heróis com redução de armadura.

A fofinha da Crystal Maiden é uma grande amiga da barata. Além de facilitar a vida do Weaver no departamento de mana com sua aura, ela ajuda muito na fase de trilhas com seu Congelamento (Frostbite). É difícil sobreviver contra essa duplinha.

Pelo mesmo motivo e mais alguns, a Vengeful Spirit é uma das queridinhas do formigão. Além de um atordoamento excelente, essa heroína aumenta o dano físico de Weaver com sua aura e reduz a armadura dos inimigos com sua Onda Aterrorizante (Wave of Terror). Tudo o que precisamos em um pacotinho só.

De resto, qualquer bom iniciador faz maravilhas pelo nosso herói. Com a responsabilidade de começar a luta passada para um colega, Weaver pode se preocupar em fazer aquilo que mais gosta: se posicionar bem e sentar o dedo. Tidehunter, Earthshaker, Batrider, Warlock, Magnus e Dark Seer são ótimos exemplos disso.

O Dark Seer ainda ganha destaque por conta de também ter uma mobilidade acima da média para acompanhar e ajudar o Weaver, além do combo Carapaça Iônica (Ion Shell) + Shukuchi, que é uma das coisas mais detestáveis do mundo durante a fase de trilhas.

COUNTER-PICK

Tem mais do que duas habilidades de silenciamento o desativação no outro time? Começe a reconsiderar seu pick de Weaver. Nosso besourinho sofre muito com qualquer tipo de desativamento, sobretudo silenciamentos de longa duração que impedem o herói de usar o seu Lapso Temporal e fugir numa boa. DoomSilencer, por conta disso, são ótimos exterminadores de insetos. Se eles estiverem juntos, então, o Weaver não consegue fazer absolutamente nada no jogo. Outros silenciadores e desativadores que você deve temer são Night Stalker, Drow RangerRiki, Legion Commander, Ogre Magi e Bane.

Mas não é só isso. Por ser um pedacinho de papel molhado, o Weaver também odeia nukers de qualquer categoria. Lina, Lion, Zeus e Queen of Pain dão trabalho para nosso herói mesmo depois que ele faz a Esfera de Linken. O Storm Spirit, com sua mobilidade ainda maior que a de nossa barata e uma build básica que inclui o item silenciador Orquídea Malevolente (Orchid Malevolence), também é bastante chato de lidar.

E pelo amor de todos os santos: não pegue Weaver se o time adversário pegou um Bloodseeker. Ele tem um nuke de dano puro que silencia e um ultimate não bloqueável que adora heróis de alta mobilidade e não é removido com Lapso Temporal. Preciso dar mais motivos?

Ah, ele consegue te ver quando sua vida está baixa, mesmo que você use Sukuchi para fugir. Tenha medo.

Pular para a barra de ferramentas