XMA: o embrião de um cenário bem sucedido

 Novidades
  • ACOMPANHE AS NOVIDADES TAMBÉM PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

Na última semana, a comunidade brasileira acompanhou noventa e seis times em busca de um único sonho: o de galgar um lugar ao sol no cenário nacional e ter a oportunidade de bater a paiN Gaming nas finais presenciais da XMA Mega Arena.

As transmissões que ficaram a cabo da NoMadTV chegaram até 1.000 pessoas assistindo aos jogos. Além disso, figuras famosas e conhecidas pelos brasileiros também fizeram sua parte, motivando os times e os jogadores. O youtuber Juliano “eopitmane” Eustáquio, o gerente da SDL Bruno “Shigueo” Shigueo e o jogador Thiago Figueredo participaram ativamente, seja divulgando,  narrando, incentivando ou até mesmo jogando.

A quantidade de times, de público e o sucesso na organização das qualificatórias mostram como o cenário brasileiro é capaz de se estruturar em torno de um bem comum. Os números sem precedentes provaram o potencial que o Brasil possui para igualar-se a países que produzem ídolos e times profissionais de alta qualidade – como China, Estados Unidos e o Leste Europeu.

O nível técnico foi impressionante, com vários tipos de estilos de jogos. As estratégias foram desde o push intenso até o bom e velho turtle (onde o jogo perdura até o máximo para garantir um carregador forte no fim da partida). Também tivemos uma quantidade altíssima de heróis diferentes escolhidos, junto a boas movimentações dos suportes. Esses aspectos mostraram o quão dinâmico o Dota 2 nacional pode ser.

Nos jogos, observamos equipes com uma total capacidade para disputar torneios de ponta no Brasil e atingir o patamar de profissionais. Entre elas estão a Not Gain, Swagenteiger e A.B.C., sérias candidatas a integrar o pódio.

Me pergunto quantos “Arteezy‘s”, “Ferrari’s” e outros demais escondem-se agora atrás de um computador em terras tupiniquins. Talvez, infelizmente, alguns nunca alcançarão um cenário mundial pela falta de investimento e incentivo.

Devemos buscar cada vez mais uma comunidade engajada e comprometida, buscando aquilo que foi alcançado nesta última semana. Assim, podemos criar um terreno fértil – assim, e somente assim, despertaremos os olhares de patrocinadores e investidores dispostos a contribuir.

As organizações na comunidade brasileira mostram-se cada vez mais capazes contribuir com qualidade suficiente e assim alcançar níveis mundiais.

A XMA Mega Arena foi uma pequena semente que tende a florescer e certamente nos trazer dias melhores. Quem sabe, graças a isso, em breve teremos times disputando mais torneios internacionais de alto nível com chances reais de ganhar.

Pular para a barra de ferramentas